">

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Curiosidades
A história de qualquer país nasceu no berço do patriotismo. Na tentativa de construir um passado comum entre os habitantes e deixá-los orgulhosos do lugar onde viviam, surgiram relatos de grandes artistas e heróis, tradições milenares, mitos da fundação do país e datas nacionais. No Brasil, esse tipo de leitura da história surgiu principalmente com o Instituto Histórico e Geológico Brasileiro (IHGB), de 1838. O órgão teve uma importância gigantesca para o país. O próprio imperador dom Pedro 2º participava de suas reuniões, de onde saíram os primeiros grandes relatos da história brasileira, caso do Como Se Deve Escrever a História do Brasil, do naturalista Carl Von Martius, de 1840, e História Geral do Brasil, escreito por Francisco Varnhagen em 1854. Por trás dessas obras, havia sempre uma moral edificante e uma tentativa de valorizar pátria.
Esse modo de ver a história cria um vício: tudo passa a ser visto de forma parcial. Se alguém do seu país consegue mesmo um grande feito, tende a ganhar uma aura de herói. E ai de quem questionar seus feitos.

Alguns Mitos:
Santos Dumont inventou o avião:
Na verdade os primeiros a inventar uma máquina voadora foram os irmãos Wright, Santos Dumont  só inventou o 14 Bis três anos depois dos Wright.

A banana e o coco são nativos do Brasil
Essas frutas assim com jaca, a manga e o abacate chegaram ao Brasil a bordo das caravelas européias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário